Saiba quem são os latinos mais ouvidos mundialmente no Spotify, em 2023

A plataforma de streaming de áudio, Spotify, no final de 2023, divulgou músicas e artistas mais ouvidos globalmente. Entre os 10 artistas mais escutados, quatro são latino-americanos: o rapper porto-riquenho Bad Bunny, o mexicano Peso Pluma e os colombianos Feid e Karol G. E, no Top 10 das músicas mais ouvidas, duas são latino-americanas: “Ella baila sola” (dos mexicanos Peso Pluma e Eslabom Armado) e “Shakira: BZRP Music Session vol. 53” (da colombiana Shakira e do argentino Bizarrap).


Os dados apontam o crescimento da música latina em todo o mundo, movimento que já vinha sendo observado há alguns anos na indústria fonográfica. 


O Splash, do Uol, traz a notícia de que, no ano de 2020, marcado pelo impacto da pandemia de Covid-19, a América Latina reforçou a sua posição como o mercado de mais rápido crescimento da indústria fonográfica. 


No site da revista Forbes, em português, é possível encontrar a informação de que a música latino-americana atingiu uma receita recorde nos Estados Unidos em 2022, de US$ 1,1 bilhão (R$ 5,45 bilhões).  


O site da União Brasileira de Compositores, em janeiro de 2023, informava que, em 2022, hits cantados em espanhol, de diversos gêneros, como reggaeton, rap, trap e pop, alcançaram 6% do mercado dos Estados Unidos da América. 


E o site da revista Rolling Stone traz a informação de que as músicas latinas foram o quinto gênero mais ouvido no primeiro semestre de 2023, nos Estados Unidos. 


O mercado estadunidense é considerado o mais importante do mundo e crescer nesse espaço é muito significativo para os artistas latinos cantando em espanhol. Além do idioma, muitos deles gravam gêneros tradicionais de seus países, como é o caso de Peso Pluma e Força Regida que cantam ritmos próprios do México. 


A esperança é que, conquistando cada vez mais o mercado estadunidense, esses artistas consigam chegar mais próximos do público brasileiro. 


Para o ano de 2024, já estão previstos shows de Karol G e Luis Miguel, no Brasil. A colombiana se apresenta, em São Paulo, no dia 10 de maio, e o mexicano, também na capital paulista, no dia 23 de março. A cantora Shakira ainda não confirmou, mas há uma possibilidade de se apresentar no país.