Sons e história

Breve história da música pop

latino-americana do séc. XIX e XX

A primeira grande característica da música pop latina é a urbanização da cultura até então popular. Quando o homem e a mulher latinos saem das vilas em busca dos grandes centros, ou quando as próprias vilas vão se transformando em centros urbanos, a música popular vai também sendo urbanizada. Ganha as rádios e as gravadoras, recebendo uma roupagem distinta, caracterizando-se como produto da indústria cultural. Esse fenômeno vai ocorrer, a partir do princípio do séc. XIX, principalmente como uma atividade da classe alta, envolvendo gêneros teatrais semi-populares e a música de salão e paralelamente às tradições de música erudita. 


Foi durante os últimos 25 anos do séc. XIX que apareceram os primeiros gêneros característicos de música popular. As versões urbanas de gêneros de música folclórica prevaleceram em muitas cidades. Nos centros urbanos, poucos gêneros tiveram sua origem antes da metade da década de 1910, sendo difícil estabelecer uma distinção clara entre música folclórica e popular daquela época.


O termo música popular, tanto em espanhol como em português, teve tradicionalmente o sentido genérico de música do povo. A partir da década de 1950, e só então, se verifica a diferença entre música folclórica e popular. Esta última foi, gradativamente, recebendo o sentido contemporâneo de música popular ou comercial. 


É especialmente após a Segunda Grande Guerra que o crescimento urbano em quase todos os países latino-americanos provocou um desenvolvimento massivo de culturas urbanas. A música popular urbana refletiu a diversidade cultural, étnica e sócio-econômica das cidades. Como as elites dos centros urbanos recebiam grande influência da elite européia, a música européia e outras estrangeiras sempre estiveram presentes. É devido a isso que as principais danças de salão no séc. XIX, como a valsa, a mazurka, a polka, o schottisch, a contradação e outras mais foram adotas com facilidades e, com o tempo, passaram pelo processo de “creolização” ou “mestiçagem”. O caráter romântico de muitos tipos de canção popular tem sua origem nessa tradição européia, cuja distinção foi combinada com a tradição criolla ou crioula das cidades latino-americanas. 


Já no séc. XX, a influência veio de gêneros musicais populares norte-americanos, dando origem a formas híbridas que apareceram nos anos de 1920 e 1930, como a rumba-fox, inca-fox e o samba-fox. As bandas de jazz, com forte influência nas décadas de 1930 e 1940 também marcaram os gêneros de formas clássicas da música popular latino-americana. Nos anos de 1950, especialmente em Cuba, Porto Rico e Brasil, foram empreendidas várias tentativas de desenvolver expressões latinas de jazz. O rock´n´roll, por sua vez, marcou a década de 1960, fundido, às vezes, com tradições locais de folk urbano, o que proporcionou parte da moda da peña, que constituiu o ponto de partida de um novo estilo associado com movimentos políticos, tornando-se, em poucos anos, um estilo pan-hispano-americano. 


Suzana Coutinho


Fonte:

BÉHAGUE, Gerard. Recursos para o estudo da música popular urbana latino-americana. Revista Brasileira de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, v. 20,  p. 1-24, 1992-1993. 


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